“A atual pandemia de covid-19 está a ser sustentada através da transmissão de humano para humano. As infeções animais com SARS-CoV-2 foram relatadas por vários países, sendo que várias espécies animais são comprovadamente suscetíveis à infeção por SARS-CoV-2 naturalmente ou por infeção experimental”, lê-se num documento divulgado hoje pela DGAV, suportado em orientações técnicas da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Coronavírus: “A natureza está a enviar-nos uma mensagem”
“Não pode continuar tudo como de costume”, concordam peritos e autoridades entrevistados pelo Guardian. A directora executiva do Programa das Nações Unidas para o Ambiente já alerta que o combate à pandemia “deve ter em conta a perda de habitats e biodiversidade”.
A pandemia de coronavírus disparou uma corrida por plástico. De Wuhan a Nova York, a demanda por protetores faciais, vasilhames, luvas e embalagens disparou. E como a maior parte destes produtos não pode ser reciclada, seu destino final é o lixo.
Mas há outra consequência. A pandemia intensificou uma guerra de preços entre plástico reciclado e virgem, produzido pela indústria petroquímica. É uma guerra em que os recicladores do mundo estão perdendo, segundo dados de preços e executivos.
Comments